HOTEL PALÁCIO DE ÁGUEDA VESTIU-SE DE GALA PARA RECEBER O RECREIO DESPORTIVO DE ÁGUEDA – NOITE PARA A HISTÓRIA
No passado dia 12 de Abril, assistiu-se a uma das mais memoráveis cerimónias de celebração da história do Recreio Desportivo de Águeda.
Inserida nos festejos do 90o Aniversário, decorreu durante todo o dia de Sábado eventos que dignificaram o Recreio, pelo seu trajecto ao longo destes 90 anos. O dia começou com uma visita aos cemitérios do Concelho onde foram depositadas coroas de flores a todos aqueles que contribuíram de forma positiva para que o RDA se tornasse na instituição que hoje é. Segui-se uma cerimónia na Igreja de Santa Eulália que contou com a presença de sócios, antigos jogadores e simpatizantes do RDA.
As celebrações prosseguiram em pleno estádio Municipal com um jogo de veteranos do RDA e uma selecção de ex-atletas do Concelho de Águeda, que decorreu em ambiente de grande alegria e confraternização, com muitos reencontros e lembranças.
Os festejos prosseguiram no estádio com a apresentação do I Grande Prémio Cidade de Águeda – Prova de Atletismo a realizar em Águeda no dia de 1 de Junho.
Posteriormente viria a acontecer um dos momentos altos, a inauguração do tão desejado Museu do Recreio Desportivo de Águeda, construído e oferecido pela PH – RESTAURO E ENGENHARIA e com o patrocínio da REVIGRÉS, com a cerimónia presenciada por cerca 150 pessoas que não hesitaram em ovacionar o clube quando a placa identificativa foi descerrada pelo Sr. Presidente da CMA, Gil Nadais, o Atleta do RDA mais antigo vivo, Vitorino Guerra, visivelmente emocionado e pelo Conselho de Administração da Revigrés COMENDADOR Augusto Gonçalves, Paulo Conceição e Ana Paula Roque.
Os festejos prosseguiram no Hotel Palácio de Águeda, e aquilo a que se assistiu foi possivelmente uma das cerimónias mais históricas de sempre do RDA. Cerca de 500 pessoas não hesitaram em ovacionar os grandes feitos do clube, coroados com um vídeo alusivo a todos os grandes momentos vividos ao longo dos 90 anos de história, causando uma sensação arrepiante a todos os presentes.
As palmas e gritos pelo Recreio espontâneos iam sucedendo e a alegria e euforia foi contagiante.
Um dos outros momentos mais marcantes da noite foi a espectacular re-interpretação do Hino do Recreio pela Orquestra Típica de Águeda, após os arranjos de letra e música por Luís Miguel Fernandes e Rogério Fernandes, respectivamente, efectuados propositadamente para estas Comemorações (letra original de António Sereno e musica original de Godofredo Duarte).
Numa gala repleta de homenagens e agradecimentos, as 500 pessoas presentes ovacionaram Jorge Costa e Augusto Semedo pelo contributo impar nas Camadas Jovens do Clube que tantos títulos deram ao Recreio. De seguida homenageou-se o mais antigo dos sócios presentes, o sócio no 2 “Tété” Saraiva. A cerimónia contou ainda com discursos emotivos e eloquentes dos grandes impulsionadores desta gala Joaquim Albano, Fernando Balreira, Horácio Marçal, Albano Soares e o Presidente mais antigo vivo, Prof. Dr. Faria Gomes, além do discurso do actual Presidente da Comissão Administrativa, José Luís Alves, que apontou a Comemoração do 90o Aniversário como o ponto de partida para a restruturação do Clube e o impulso necessário para reerguer o Recreio e coloca-lo noutros patamares.
O discurso final pertenceu ao Presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais que mostrou-se totalmente surpreendido pela força e grandeza das Comemorações do 90o Aniversário, dando os Parabéns a todos os dirigentes e organizadores, referindo ainda que esta energia era aquela que estava à espera de voltar a ver no Recreio Desportivo de Águeda, assegurando que com esta capacidade de mobilização e querer poderiam sempre contar com o apoio e dedicação da Câmara Municipal de Águeda.
Por último, a longa e emocionante noite terminou com o “cantar” de parabéns ao RDA acompanhado mais uma vez pelas vozes e instrumentos do OTA.
No dia seguinte, dia 13 de Abril, as portas do Estádio Municipal abriram-se para o jogo contra o Soutense e com entrada livre mais de 600 pessoas assistiram a uma demonstração de coreografia de ginástica pela APPACDM da Tocha em conjugação com a Academia Cantanhede Gym e a All4Gym, Associação Gímnica de Águeda.
Ao intervalo foram homenageados com Medalhas de Mérito e Glória, pelo contributo valioso dado ao Clube, os sócios Carlos Rodrigues de Jesus – o sócio no 1 do RDA e António Gomes Brandão, os ex-Atletas António Rodrigues Filipe (tota) e Silvio Morais da Silva e aos dirigentes Manuel Varandas Sanches e António Nascimento Tabuada, homenagem esta que será atribuída todos os anos a partir desta data.
Por último, a equipa sénior venceu o jogo em casa com o Soutense por 2-0, fechando com chave de ouro um fim de semana totalmente dedicado ao Recreio Desportivo de Águeda e que mais uma vez contagiou e alegrou todo o seu Conselho.
Ao todo, entre convidados presentes no Jantar de Gala, organização, staff, adeptos e sócios presentes no dia do jogo associaram-se às comemorações do 90o Aniversário do Recreio Desportivo de Águeda mais de 1200 pessoas.